Marcia Marchetto, atual presidente do CFCX acaba de receber da PSA (Photographic Association of America) uma distinção única no Brasil - ROPA MPSA, Master na Photographic Society of America, mérito alcançado por ter 1.500 imagens em concursos entre aceitações e premiações, contabilizando 300 prêmios em salões nacionais e internacionais.
Márcia começou na fotografia como todos nós, registrando eventos familiares e viagens. Mas foi o Fotoclubismo que realmente deu um impulso no seu olhar fotográfico e em sua carreira: participou de inúmeros workshops, cursos, palestras, além de concursos locais, nacionais e internacionais.
Focou em questões humanas profundas, como os trabalhos autorais documentais sobre a imigração senegalesa no Brasil, as dores humanas invisíveis (que levam pessoas a interromper a vida), a violência contra a mulher - entre outros.
A pandemia de Covid deslocou o seu olhar para a Natureza, as grandes paisagens e até a astrofotografia - uma reinvenção de seu olhar fotográfico diferenciado.
Hoje já tem mais de 300 imagens premiadas em concursos em mais de 30 países, além do Brasil - se tornando referência no País.
Márcia segue se dedicando ativamente ao Fotoclubismo no sul do Brasil, incentivando fotógrafos locais a se desenvolverem e participarem também em eventos de fotografia nacionais e internacionais.
Esta é uma conquista que nós do CFCX temos muito orgulho de compartilhar pelo incessante e dedicado empenho de Marcia em valorizar a expressão artística nascida em nossa cidade, Caxias do Sul.
Parabéns presidente!!
Para conhecer melhor o trabalho de Marcia acesso seu instagram em @marciamarchetto