Carla explica não se tratar de uma competição, mas de uma plataforma internacional de acreditação de fotógrafos de retratos, na qual os trabalhos submetidos são avaliados e precisam atender aos critérios pré-estabelecidos para serem reconhecidos no nível "profissional". O painel de jurados costuma ser composto por 12 fotógrafos internacionais atuantes no gênero. Os principais critérios de julgamento são: expressão e conexão, estilo, composição, pose, iluminação, pós produção, foco, técnica e apresentação geral e narrativa. Quando a fotografia consegue um certo número de pontos, pela primeira vez, o fotógrafo conquista a categoria bronze, que é o primeiro nível profissional, no qual precisa, no mínimo, confirmar-se a cada edição. Conforme for melhorando e qualificando seu status, poderá subir para as categorias prata e ouro, que também são avaliadas pelos mesmos critérios. O objetivo da plataforma é estimular fotógrafos a alcançar um nível de excelência internacional no gênero de retratos. Para ser elegível, as fotos devem ter sido produzidas nos últimos dois anos, estimulando, assim, a contínua prática fotográfica.
Este ano, além de confirmar seu status, Carla também foi convidada a apresentar seu portfólio, ao vivo, no encontro virtual internacional organizado pelo programa, no qual participaram 5 fotógrafos convidados, de várias artes do mundo, que submeteram alguns trabalhos a 2 revisores renomados da Fuji. Conforme explicou Carla, os revisores possuem "olhos de águia", muito específicos, diretos e objetivos na análise criteriosa das fotos. "Comentaram iluminação, pose, cenário, tratamento, enquadramento, motivação da foto e o que poderia ser melhorado em cada uma". Carla ficou impressionada com a quantidade de pontos de observação que os analistas conseguiram ver em tão pouco tempo, traduzindo-se em enorme aprendizagem para o fotógrafo.
E conclui sua fala com um depoimento que muito engrandece o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, quando se refere ao seu constante aprimoramento, desde que ingressou no Clube, em 2015:
"comecei não sabendo ligar a câmera, me meti com uns loucos (nós, no caso!), me motivei, encontrei meu estilo fotográfico, e continuo melhorando..."
Parabéns, Carla! Estamos orgulhosos e agradecidos por trazeres o CFCX para junto do teu talento!
Nossos aplausos pra ti!!!