notícias
INTERNACIONAL 12 - Carla Tessari cofirma o Bronze em certificação profissional de retratos
18/09/2020 :: Portrait Master Award and Acreditation 2020
Foi divulgado, no último dia 16/09/2020, o resultado do concurso "Portrait Master Award and Acreditation 2020" e a associada Carla Tessari confirmou sua categoria "bronze" em Retratos (Já havia conquistado esse status no ano de 2019), com outro retrato da modelo Gabriela Viganó (foto essa que também foi classificada na última Bienal Cor 2019).

Carla explica não se tratar de uma competição, mas de uma plataforma internacional de acreditação de fotógrafos de retratos, na qual os trabalhos submetidos são avaliados e precisam atender aos critérios pré-estabelecidos para serem reconhecidos no nível "profissional".  O painel de jurados costuma ser composto por 12 fotógrafos internacionais atuantes no gênero. Os principais critérios de julgamento são: expressão e conexão, estilo, composição, pose, iluminação, pós produção, foco, técnica e apresentação geral e narrativa. Quando a fotografia consegue um certo número de pontos, pela primeira vez, o fotógrafo conquista a categoria bronze, que é o primeiro nível profissional, no qual precisa, no mínimo, confirmar-se a cada edição. Conforme for melhorando e qualificando seu status, poderá subir para as categorias prata e ouro, que também são avaliadas pelos mesmos critérios. O objetivo da plataforma é estimular fotógrafos a alcançar um nível de excelência internacional no gênero de retratos. Para ser elegível, as fotos devem ter sido produzidas nos últimos dois anos, estimulando, assim, a contínua prática fotográfica. 

Este ano, além de confirmar seu status, Carla também foi convidada a apresentar seu portfólio, ao vivo, no encontro virtual internacional organizado pelo programa, no qual participaram 5 fotógrafos convidados, de várias artes do mundo, que submeteram alguns trabalhos a 2 revisores renomados da Fuji. Conforme explicou Carla, os revisores possuem "olhos de águia", muito específicos, diretos e objetivos na análise criteriosa das fotos. "Comentaram iluminação, pose, cenário, tratamento, enquadramento, motivação da foto e o que poderia ser melhorado em cada uma". Carla ficou impressionada com a quantidade de pontos de observação que os analistas conseguiram ver em tão pouco tempo, traduzindo-se em enorme aprendizagem para o fotógrafo. 

E conclui sua fala com um depoimento que muito engrandece o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, quando se refere ao seu constante aprimoramento, desde que ingressou no Clube, em 2015:

"comecei não sabendo ligar a câmera, me meti com uns loucos (nós, no caso!), me motivei, encontrei meu estilo fotográfico, e continuo melhorando..."

Parabéns, Carla! Estamos orgulhosos e agradecidos por trazeres o CFCX para junto do teu talento!

Nossos aplausos pra ti!!!
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
Autor: Carregando
Clique para ver a foto