notícias
Desmemoriar o Fotógrafo: Estratégias para Ressignificar Imagens
12/08/2017 :: Palestra de Flavya Mutran na Semana de Fotografia
A PALESTRA
A memória do homem contemporâneo é como se fosse uma coleção que mistura fotografias públicas com nossas próprias imagens e vivências pessoais. É justamente apostando na ideia de um arquivo mental supostamente universal composto de fotografias, que artistas de diferentes gerações vêm explorando o poder de ressignificação da imagem para colocar em xeque as relações entre realidade e ficção da imagem enquanto documento histórico e político-social. Obras de mestres como Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, Sebastião Salgado ou Walker Evans, por exemplo, foram revisitadas por artistas como Sherrie Levine, Zbigniew Libera, Rosângela Rennó, entre outros, servindo de mote para a pesquisa ARQUIVO 2.0, des_memórias fotográficas de Flavya Mutran, que procurou criar estratégias para manipular, expor e compartilhar fotos notórias, observando questões relacionadas com processos artísticos colaborativos, apropriação x autoria, tradução e deslocamento de sentidos para arquivos fotográficos disponíveis em rede.
Esse tema será o ponto de partida para o bate-papo sobre a Fotografia como um bem cultural, que muito mais que uma linguagem democrática e acessível às mais diferentes camadas sociais, se traduz hoje como um verdadeiro espaço relacional.

PÚBLICO ALVO
Livre

SOBRE A AUTORA
Flavya Mutran é paraense e atua no campo da Fotografia desde 1989. Iniciou na Associação Fotoativa em Belém/PA, e desde então, participa de exposições individuais e coletivas, salões de arte e grupos de pesquisa sobre Imagem, Arte e Comunicação. É Doutora e Mestre em Artes Visuais pelo PPGAVI do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa sobre compartilhamentos de arquivos fotográficos via web. Sua pesquisa de mestrado “Pretérito imperfeito de territórios móveis” recebeu o 11o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2010. Possui obras nos acervos da Coleção Pirelli MASP de Fotografia (São Paulo), da Coleção Joaquim Paiva no MAM-RJ e Fundação Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), Fundação Rômulo Maiorana (Belém), no MAC-RS e MARGS (Porto Alegre). Atualmente é professora auxiliar no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Escola de Arquitetura da UFRGS, em Porto Alegre, onde vive e trabalha desde 2009. 

ONDE E QUANDO
Terça-feira, 15 de Agosto às 20hrs
Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim
Rua Doutor Montaury, 1333 - Centro - Caxias do Sul - RS

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
Autor: Carregando
Clique para ver a foto