notícias
Brasília e seus encantos
14/04/2017 :: Por Arian e Mariana Giacomet
Brasília é uma cidade única no nosso país. Por ser uma cidade relativamente nova, é um pouco difícil encontrar alguém nascido aqui. E esses brasilienses se ofendem quando ouvem reclamações sobre as questões políticas – afinal, quem manda os políticos pra cá? Brasília existe por isso, mas é muito mais que política.

Em forma de avião e inaugurada apenas há 57 anos, a cidade foi planejada e construída para ser a capital federal a partir do projeto do arquiteto Lúcio Costa. Sua arquitetura e simetria encantam os perfeccionistas. 


Foto: Centro de Brasília, visto da Torre de TV

O céu de Brasília é um show a parte. Localizada no Planalto Central, a cidade apresenta lindos espetáculos na estação de seca, quando o sol se põe. Nessa época, em especial, é sempre bom ter a câmera por perto, porque o pôr do sol sempre rende boas fotos.


Fotos: Pôr do sol na Praça do Cruzeiro, no Aeroporto, na Esplanada dos Ministérios e no Parque da Cidade

Outra beleza da cidade é a arquitetura. Diversos prédios públicos de Brasília foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o que deixa a cidade ainda mais encantadora.

Um dos prédios mais belos da Esplanada dos Ministérios é o Palácio dos Arcos ou Itamaraty, que abriga o Ministério das Relações Exteriores. Vale muito a pena a visita guiada desse prédio.


Fotos: Amanhecer no Palácio dos Arcos e Interior do Itamaraty

E, claro, é sempre bom dar uma passadinha no Congresso Nacional, principalmente quando ocorre algum evento astronômico. 


Fotos: Super lua em 2014, Corujas vizinhas do Congresso, Nascer do sol no Congresso,  Super lua no novembro azul de 2016

Mas também é muito interessante conhecer as quadras do Plano Piloto, que são diferentes das quadras que estamos acostumados nas cidades não planejadas. Cada quadra das asas tem em torno de 500 metros, grandes áreas verdes e abriga diversos blocos residenciais, de até seis andares, além de alguns prédios comerciais em um dos limites da quadra. No início parece difícil, mas como as quadras são numeradas, é muito fácil se localizar. 


Fotos: Árvore localizada na quadra modelo na asa sul 308, Detalhe de um prédio da asa sul, cobogós e azulejos muito conhecidos na cidade


A cidade também possui outros pontos turísticos e atrações: museus, a Torre de TV Digital, a parada de 7 de setembro, festivais e as cidades satélites.


Foto: Pôr do sol em Planaltina

Brasília pode não ser a mais bela cidade do Brasil, mas é muito mais que o noticiado na TV. Pode não ser um destino turístico comum, mas tem seus encantos e vale muito a pena conhecer.

Fotos de Mariana Antoniazzi Giacomet e Arian Jaci Giacomet
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
Autor: Carregando
Clique para ver a foto