Dia 8 de março comemora-se o "Dia Internacional da Mulher", uma referência nascida no final do século XIX para reconhecer a luta travada pelas mulheres, em todo o mundo, que buscaram seus direitos familiares, sociais, econômicos e trabalhistas, bem como a igualdade de direitos políticos, finalmente concedida com o direito de votar e ser votada.
A gradual liberdade da Mulher para fazer suas próprias escolhas sobre construir ou não uma família, obedecer ou não os padrões de beleza impostos pela moda, conquistar espaços antes reservados aos homens, bem como o reconhecimento de sua competência ao desempenhar as diversas jornadas diárias, tem sido definida em nossos dias pela expressão "Empoderamento Feminino".
Positivamente, o universo masculino vem se mostrando cada vez mais parceiro dessa força feminina, passando a dividir tarefas domésticas, antes exclusiva das mulheres, no sistema de revezamento.
Contudo, um número expressivo de mulheres continua muito longe dessa realidade, sentindo na pele (por vezes até na carne) os efeitos da subordinação, da dependência, da dominação masculina. Mesmo aquelas que já conquistaram sua independência econômica ainda seguem na luta pela igualdade salarial e de oportunidades, a despeito de continuarem executando as tarefas domésticas e maternais de forma exclusiva. Nem precisamos comentar sobre determinadas publicações masculinas cuja ignorância abobalhada deixa longe a civilidade e o respeito humano.
Assim, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o desafio consiste em apresentar uma foto que destaque a figura feminina em seu mais paradoxal universo, seja na condição de cidadã realizada, plena de direitos e liberdades de escolha, seja na situação vulnerável de dependência e submissão.
Para conhecer o regulamento e participar, clique aqui.
PRAZO FINAL PARA POSTAGENS: 22/03/2017 às 23:59hrs
PRAZO FINAL PARA VOTAÇÃO: 29/03/2017 às 23:59hrs