Até mesmo os grandes fotógrafos possuíram suas referências. O foco de estudo, hoje, será Helmut Newton e Yva (Else Simón).
Helmut Newton (Alemão, 1920–2004), influenciado por Else Simón (Yva), com quem iniciou sua carreira, criou um estilo particular de fotografia de moda marcado pelo erotismo, com traços sadomasoquistas e de fetichismo. Trabalhou nas edições francesa, inglesa, americana e italiana da Revista Vogue. Seus trabalhos também foram publicados nas revistas Marie Claire e Playboy americana.
Produzia fotografias em tons frios (em oposição ao romântico e sentimental) com grande atenção ao cenário. Famoso por fotos de nu feminino, também realizou retratos. Seu objetivo era retratar o efêmero, nunca contar uma história.
“Gosto de mulheres fortes porque gosto de me sentir protegido, não sou nada forte”, dizia Newton. Ele não considerava as mulheres como sexo frágil. Suas fotos, mesmo com traços fetichistas, evocam uma mulher dominante e não o esperado olhar masculino sobre elas.
Helmut Newton trabalhou no estúdio de Yva por cerca de um ano e sua carreira foi diretamente influenciada por ela.
Yva (Else Simón) nasceu em Berlin (1900-1944), onde abriu seu estúdio em 1925. Fotógrafa conhecida pelos seus trabalhos em moda e retrato, especializada em técnicas de múltipla exposição. Sua atuação foi significativa na aceitação de uma nova visão de feminilidade.
Foi forçada a interromper sua carreira em 1938, por ser judia. Enviada a um campo de concentração em 1942, onde, provavelmente, faleceu.
Podemos ver similaridades nos dois trabalhos, que vão além da classificação de fotografias de moda. As fotos selecionadas apresentam mulheres em uma postura de autonomia, autossuficiência, determinação e, portanto, consideradas fortes em sua essência. Certamente, o estudo de Helmut Newton e Yva não pode se limitar a este recorte referencial. Ele, simplesmente, exemplifica as nuances que podemos encontrar ao “visitar” o trabalho de fotógrafos em busca de referências.
Até a próxima,
Carla Tessari