Na coluna passada apresentei para vocês um pouco do Fotografiska e da atual exposição principal. Hoje, vou apresentar uma exposição secundária que visitamos há alguns dias. Trata-se das imagens publicitárias da marca de moda italiana Diesel, veiculadas em revistas e outros meios por mais de uma década.
As paredes do Fotografiska foram completamente tomadas pelas fotografias coloridas, criativas e até um pouco provocativas. Há um apelo às mensagens de duplo sentido e muitas imagens brincam com o exagero.
As fotografias, combinadas com os textos absurdos, abordaram temas como política, racismo e capitalismo. A campanha publicitária foi minada de mensagens subentendidas, sob o slogan "Para uma vida de sucesso".
Afirmando ironicamente que a felicidade (não) pode ser alcançada através do consumo, a campanha foi uma espécie de anti-marketing, fazendo graça para os que a entenderam e encorajando os que não a entenderam a comprar mais.
Alguns fotógrafos que contribuíram para a campanha: David LaChapelle, Pierre Winther, Calle Stoltz e Andrew MacPherson.
Essa exposição é mais uma demonstração da pluralidade do museu Fotografiska, que abre espaço para as mais variadas exposições, muitas vezes até contrastantes. Por isso, para quem mora em Estocolmo, vale a pena adquirir o cartão de acesso anual, para visitar o museu ilimitadamente durante o ano e conferir todas as exposições e atividades.
Hej då och vi ses nästa gång!!