notícias
Confraternizações de Aniversário
02/10/2016 :: Causos do CFCX #01



E chegou mais um domingo! 

Agora é minha vez de debutar entre os colunistas do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul... Uma chiqueza!!!

O pessoal da Diretoria achou legal o garimpo que fizemos no ano passado, por ocasião do aniversário de 35 anos do CFCX, vasculhando imagens, registros e histórias da trajetória do Clube, e sugeriu que continuássemos com aquele trabalho de resgate. Como o nosso quadro social é volúvel por natureza, e já não cabe mais ao redor de uma mesa de reuniões, a exemplo de 1980, é importante que a nossa história seja sempre contada e relembrada aos amigos do Clube, sejam eles da velha guarda, bossa nova, iniciados ou estagiários (brincadeirinha!).

Coube a mim, não quero que me digam por que, mergulhar nessas memórias, descobrir registros que poucos conhecem, desvendar segredos e contar todos os "causos" pra vocês.

Vou ler atas, mexer em documentos antigos e interpretar imagens delatoras que andam escondidas por aí. Também estou com a privilegiada missão de  explorar o acervo do nosso querido mestre Walter Brugger, cujos documentos, em minha posse temporária, estão sendo minuciosamente selecionados e escaneados para o nosso "Museu" (chamemos assim, que é mais importante). Pois este será, então, o meu trabalho: trazer a vocês as memórias do nosso passado que também estarei farejando e descobrindo como novo.

É possível que os registros nos façam constatar que estamos aqui, no futuro, a repetir o passado muitas vezes, mas, contrariando Cazuza, talvez isso nos orgulhe. Para sabermos, é importante que tenhamos o tal "museu de grandes novidades". O mais provável, contudo, é que nossos "causos" acabem nos fazendo concordar com Raul e Belchior: somos uma "metamorfose ambulante", pois "tudo muda, e com toda a razão". Seja como for, são todos episódios de uma mesma e grandiosa história da qual temos o privilégio de participar da construção. 

E "pra não dizer que não falei das flores" (notaram que minha inspiração musical de hoje está compatível com o termo "museu" e com a cor dos meus cabelos?), antes que essa poeira toda, por melhor que seja, acabe por sufocar os amigos, de vez em quando vou misturar os "causos", trazendo alguns jurídicos também, especialmente os relacionados a Direito Autoral e Direito de Imagem (sim, são matérias diferentes!).

Espero que gostem das histórias que descobriremos juntos, dentro dos nossos 36 anos de registros e depoimentos!

Mas hoje é dia de falar sobre as Confraternizações de Aniversário.

No último domingo, 25/09, nosso CFCX completou 36 anos e ainda estamos vivendo em clima de festa.

Sempre foi tradição no Clube a realização de encontros festivos, todos os anos, para celebrar a passagem de seus aniversários. A cada 5 anos, a festa costuma ser maior, objetivando aproximar sócios novos e antigos, ativos e inativos, juntamente com seus familiares. 

É uma delícia pesquisar fotografias antigas no acervo de nosso Clube e encontrar os registros dos momentos felizes deixados pelos sócios pioneiros e todos os demais que foram juntando-se a eles. Tudo tinha de ser fotografado, obviamente (36 anos e muitas fotos para contar!). Temos imagens dos encontros entre as famílias em festas juninas, feijoadas, churrascadas, cachorradas, bacalhoadas... a maioria deles em propriedades de sócios (Walter Brugger, Adriano, dentre outros), elaborados por gourmets da casa (Aldo Toniazzo, Celso Tissot, Joel Jordani e demais assistentes), mas algumas vezes em restaurantes da cidade, quando a festa era aquela quinquenal. Parece que nenhuma oportunidade poderia ser perdida quando o assunto era confraternizar.Muitos desses encontros também serviam para formalizar a entrega da premiação do ranking do ano anterior, como se deduz das fotografias analisadas.

Separei alguns registros para ilustrar esta notícia, mas quem quiser mergulhar numa piscina de alegrias, basta clicar aqui. Está tudo organizado em nosso site.

O último encontro festivo, de 03 de outubro de 2015, foi justamente aquele da modalidade quinquenal, quando nosso CFCX comemorou seus 35 anos. Havia uma comissão organizadora que planejou a festa em seus mínimos detalhes, com muito trabalho e reuniões que antecederam o evento. A Diretoria preparou muitas surpresas e teve dancinha e tudo. Foi uma Grande Festa (assim mesmo, com letras maiúsculas!). Reuniram-se mais de 250 amigos, entre sócios inativos e ativos, antigos e novos, com seus familiares, para desfrutar da boa gastronomia do Espaço de Eventos Quinta Estação, dançar, abraçar, sorrir, brincar e relembrar as boas histórias de nossa trajetória. Veio até o diretor administrativo da Confoto, Ourivaldo Barbosa, para celebrar com a gente (temos certeza da grandeza e importância de nosso CFCX perante a Confederação Nacional). Naquele dia, abrimos uma grande e lindíssima réplica de câmera fotográfica para receber memórias dos convidados, associados ou não. Foram guardados muitos registros, além de todas as mensagens deixadas pelos presentes. A réplica foi lacrada na reunião seguinte, dia 06 de outubro, na sede do Clube, repleta de documentos, fotos, pen drives, jornais e tudo o mais que os atuais sócios quiseram guardar ou deixar registrado pelos próximos 15 anos, quando então será aberta pelos futuros sócios, por ocasião das comemorações dos 50 anos do Clube. Foi uma festa grandiosa, os que foram não me deixarão mentir. Além da cabine "Foto in Box", na qual os convidados puderam fazer na hora suas recordações da festa, de todos os celulares que esgotaram suas baterias em tantos clicks, também havia uma câmera fotográfica borboleteando de mão em mão pelo salão, mais nas mãos da mestre Liliane Giordano, que se preocupou em armazenar algumas centenas de imagens daquela noite de alegrias, que agora podem ser conferidas clicando aqui.

Estamos nos aproximando de mais uma comemoração festiva (aquele lado bom de repetir-se o passado)! Desta vez, será um almoço para celebrarmos os 36 anos do CFCX e realizarmos a cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores do ranking 2015. Sim, no plural, pois neste ano de Olimpíadas a Diretoria resolveu premiar os 3 primeiros colocados, Ouro, Prata e Bronze. Bacana, hein?!!!

O cardápio será diversificado, atendendo bem a todas as intolerâncias gástricas e/ou ideológicas, confiram aí:
  • Filé de frango grelhado
  • Bife de gado ao molho madeira (com champignon)
  • Arroz
  • Massas caseiras: Massa carbonara (spaghetti) / Massa com molho branco (talharim)
  • Maionese
  • Polenta frita
  • Saladas diversas
  • Pão
  • Sobremesa (sagu e chico balanceado)

  • Data: 22/10/2016
    Local: Restaurante Galpão do Chico
    Endereço:  Av Italia 533 (Mapa)

    Preço por pessoa: R$ 30,00 (sem a bebida).

    Podem levar acompanhantes.

    Os ingressos estarão à venda no Clube, a partir da próxima terça-feira, 04/10/2016.

    Mas ATENÇÃO! Como o lugar comporta apenas 80 pessoas, os primeiros que adquirirem os ingressos terão suas reservas garantidas.

    Contamos com vocês na foto oficial de mais este episódio de nossa história!

    Vamos lá prestigiar os premiados e, principalmente, continuar fortalecendo os laços de alegria, parceria e amizade dessa Grande Família chamada Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul.


    Abraços e até o próximo "causo"!

    Mari
    1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
    Autor: Carregando
    Clique para ver a foto